Os tipos de Pontes de Guitarra

O que é a Ponte da Guitarra?

A Ponte é a parte da guitarra onde se repousam as cordas, ela é parafusada a madeira do corpo do instrumento, e frequentemente utilizada pelos guitarristas para apoiarem o pulso ou parte da mão.

Neste post iremos explanar sobre quatro tipos distintos de pontes.

Tune-o-Matic

Tipo de ponte fixa em que as cordas são colocadas e presas na própria ponte.

A Ponte Tremolo, ou Vibrato:

Esse tipo de ponte é a mais comum que encontramos no mercado. Elas possuem uma alavanca que pode ser aficionada a ponte, essa alavanca quando movimentada causa uma mudança no tom, que pode ser maior ou menor dependendo da pressão exercida sobre ela.

Elas apresentam ajuste individual dos saddles(carrinhos) e também da altura das cordas. Esse tipo de ponte é fabricada por diversas marcas e algumas são fixadas no corpo da guitarra por 6 parafusos, enquanto outras utilizam apenas 2 parafusos. Outra característica deste tipo de ponte, assim como nas pontes fixas de modelo Hardtail, é que as cordas passam por dento do corpo da guitarra.

Ponte Flutuante – Floyd Rose

Esse tipo de ponte é muito usado por Guitarristas de Heavy Metal. Devido a um complexo sistema que permite uma grande liberdade na pressão e nos movimentos exercidos sobre a alavanca, permitindo colocá-la pra frente (afrouxando as cordas) e para trás (arrochando as cordas).

Este modelo conta também com um sistema de micro afinação, que serve para fazer pequenos ajustes na afinação após travar o Lock Nut. O Lock Nut, por sua vez, também faz parte deste sistema. Ele é um Nut (pestana) com travas, que depois de fechadas não permite que a corda volte, evitando que a guitarra desafine rapidamente.

Bigisby

A Bigisby é um tipo de Ponte Floyd Rose bem Vintage. Ela é presa no corpo da Guitarra com uma espécie de afirmador cordal.

A alavanca bem robusta no melhor estilo vintage, é responsável por fazer os efeitos de afrouxar e arrochar as cordas, por ser um sistema mais antigo a oscilação das notas é muito menor comparado ao das pontes flutuantes modernas e sua afinação não se mantém tão estável como em uma guitarra com o Lock Nut.

Ponte Fixa

Esse tipo de ponte é presa por parafusos, e se mantém afixada a guitarra pela força das cordas que passam sobre ela, ao afinar uma guitarra com este tipo de ponte, a afinação tende a permanecer, sem movimentos, a não ser pela desafinação natural do instrumento.

Podemos citar modelos como a da guitarra Les Paul, SG e a Telecaster que utilizam esse tipo de ponte.

Existem dois tipos de ponte fixa:

Hardtail

Tipo de ponte em que as cordas são colocadas por trás do corpo da guitarra. Esta guitarra possui pequenos furos para as cordas passarem pelo corpo do instrumento.

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *