Motivações para tocar guitarra todos os dias

A grande razão que impede os guitarristas de evoluírem é a baixa frequência com que se dedicam para aprender mais sobre o instrumento e a falta de estudo, em diversas vezes, é por que não há motivação alguma para que o guitarrista tenha vontade de tocar guitarra todos os dias.

Nesse post, separamos algumas dicas que lhe mostrarão o que pode lhe ajudar a tocar sua guitarra todos os dias, até que isso se torne um hábito.

tocar guitarra todos os dias

Toque por amor

tocar guitarra todos os dias

Todos já estão cansados de saber que com amor, tudo fica mais fácil.

Mas se você está tocando guitarra por algum motivo que não seja desejo próprio, será muito difícil encontrar uma motivação, então toque sempre por amor.

Toque porque você gosta, caso contrário, todo o tempo que você tentou tocar, possivelmente não valerá de nada.

Crie lembretes

Pode até ser que você tenha um imenso desejo de se dedicar ao instrumento, mas acaba se distraindo facilmente, tanto com redes sociais como vendo séries, jogando vídeo games entre outros…

Se distrair com estas coisas podem facilmente dificultar o momento de dedicação com a guitarra, para que isso não ocorra, crie lembretes e defina um horário, utilize post-its ou até mesmo seu celular, tudo vale desde que influencie seu treino.

Facilite o acesso à guitarra

Caso você seja um apaixonado por guitarra ou equipamentos, tente deixá-los mais acessíveis a você, desta forma, você evitará a preguiça de montar os equipamentos e pegar a sua guitarra…

Vale até mesmo, deixar sua guitarra fora do case, já plugada nos pedais e amplificador de modo que facilite na hora de tocar a guitarra todos os dias.

Preocupe-se com os primeiros minutos

Ter um pensamento onde você acha que irá tocar guitarra frequentemente, sendo que sua rotina é puxada, pode ser algo inacessível, a dica para os iniciantes é: apenas comece a tocar, sem que haja compromisso algum com o relógio.

Tocar guitarra é algo tão prazeroso e que facilmente fará com que você toque sem que venha o sentimento e a sensação de cansaço e de demora e também poderá deixar sua mente relaxada.

Evite distrações

Se desligue de tudo que há em sua volta, foque somente em aprender seu instrumento, coloque seu celular em modo avião, desative as notificações do computador, coloque um fone de ouvido para que as conversas e ruídos externos não venham tirar seu foco e para que não incomode as pessoas em sua volta. Qualquer reclamação pode muito bem desmotiva-lo (a) e não queremos que isso aconteça.

Aprenda a dizer “não” para sí mesmo

Se vivêssemos em uma realidade onde todos que conhecemos tocassem guitarra, seria muito mais fácil aprendermos a tocar, não haveria distrações como as de hoje, onde as pessoas só querem saber de Youtube, futebol, seriados, games entre outros…

Neste caso, você precisa aprender a dizer não para sí próprio, mesmo que todo mundo esteja falando sobre assuntos que são de seu interesse, mas que te despertará de seu objetivo que é aprender guitarra, negue qualquer distração e foque em aprender guitarra.

Aprenda a dizer “não” para os outros

Um erro que o ser humano comete é achar que dizer não, é característica de uma pessoa egocêntrica e ou arrogante, mas é uma palavra que se usada de forma sábia e correta, não há problema algum em usá-la!

A dica é: Caso você conviva com alguém, deixe esta pessoa ciente sobre seus objetivos. Fale que você pretende separar um tempo somente para estudar guitarra todos os dias e que isso lhe fará bem.

Caso te chamem pra sair ou peçam pra você ir a algum lugar, sugira ir outro dia ou mais tarde, após os estudos. Seja calmo e flexível afinal, você estará tentando aplicar um hábito, não em si mesmo, mas desta vez, em outras pessoas.

Saia do seu quarto e monte uma banda

Ao montar ou entrar em uma banda, você acaba criando a responsabilidade de estar preparado para tal tarefa. Se você se comprometer a tocar guitarra todos os dias com alguém, você terá de aprender as músicas para que tocar com sua banda seja agradável.

Crie novos hábitos

Além de criar o hábito de tocar guitarra todos os dias, que é um algo que em pouco tempo se tornará comum em sua rotina, crie hábitos que irão influenciar o momento de manter o foco, mesmo quando estiver longe da guitarra, tente se comprometer a abrir as redes sociais apenas na hora do almoço e checar seus e-mails pessoais apenas duas vezes ao dia…Sua obsessão em mexer no celular o tempo todo, provavelmente tirará seu foco na hora de tocar, crie o hábito de mexer em seu smartphone com menos frequência e você verá a diferença na hora de treinar!

Perceba sua evolução

Perceber sua evolução é um algo essencial no processo de aprendizagem, crie metas como, por exemplo, aprender a tocar uma música que você considera muito difícil. Dê os primeiros passos e aos poucos vá avançando dia após dia.

Outra maneira é gravar vídeos e áudios de si mesmo tocando, se você estudar palheta alternada e começar com 50bpm e depois de tanto treinar você estiver tocando a 170bpm,  você verá que houve uma grande evolução, quando você lembrar que sofria pra fazer os 50bpm tenho a certeza que você ficara orgulhoso.

Dê espaço ao prazer

Muitas das vezes, necessitamos estudar algo, mas para isso temos de ter foco, apesar das dificuldades, porém, em diversos momentos isso pode se tornar desmotivador, então, considere um momento dos estudos para se divertir de verdade. Para fazer isso, toque uma música que você ama ou passe algum tempo improvisando.

Defina um único timbre

Todos os guitarristas têm um problema que precisa ser estudado pela ciência, sendo ele: A busca infinita pelo melhor timbre. Mas de certo modo, isto pode ser um problema. Utilizar todo o tempo que separou para tocar para encontrar o timbre ideal, não fará com que você evolua seu play e isso se tornará ainda mais desmotivador, tocar guitarra todos os dias, com muita frequência, pode facilitar ainda mais o seu processo de evolução.

Inspire-se em alguém, para que consiga tocar guitarra todos os dias

Não é errado ter um guitarrista como inspiração. Mas é preciso ter certo cuidado para que você não se torne uma cópia daquela pessoa, procure olhar para o processo que fez com que ele ganhasse fama, sua jornada de estudos, seu relacionamento com a música, sua dedicação, seu relacionamento atual com a música entre outros… Porque isso pode ser uma história motivadora.

Cuidado com feedbacks negativos

Tome muito cuidado com opiniões negativas. Por mais que sejam sinceros os comentários e opiniões, todos estes podem ser desmotivadores, é importante ouvir as pessoas, principalmente as que entendem do assunto, logo, você deverá buscar pessoas que lhe darão feedbacks construtivos.

Aprenda a sempre ouvir críticas sem se abalar, use-as como apoio para sempre ir crescendo e melhorando.

Analise-se

Procure e identifique a sua motivação e descubra formas de mantê-la perto de você, desta forma, você deve procurar e identificar o que te desmotiva, para assim, se manter longe.

Conclusão

Espero que todas essas dicas sirvam para ajudar-te a manter-se motivado, se esforce cada vez mais a tocar guitarra todos os dias, ou na maioria deles!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *