Madeiras SGT: Marupá

Origem

É chamada também por Tamanqueira, Marupaúba, Paraparaíba, Paraparaúba, Papariúba, Praíba, Paraíba, Craíba, Arupá, Simaruba, Caixeta. No exterior recebe as denominações de Simarouba, Acalou blanc, Bois blanc, Bois de cayan. Simarauba glauca e Simarouba versicolor possuem madeiras com características e empregos similares ao Marupá.

Características

Possui características e timbres próximos do Alder americano, madeira muito usada em guitarras premium importadas. Por ser bastante utilizada na construção de corpos de guitarras e baixos, é garantia de um instrumento leve. É uma madeira de “média densidade e baixa velocidade de propagação” do som. A madeira de Marupá não apresenta problemas de beneficiamento ou de colagem, propiciando um bom acabamento.

 Curiosidades

A árvore é encontrada nas florestas dos Estados da região amazônica, além do sul da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. É uma espécie bastante alta, podendo chegar aos 25 metros de altura, com tronco de até 80 centímetros de diâmetro. Pela sua beleza, a árvore de marupá é a escolhida de muitos paisagistas em seus projetos de ornamentação.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *