Guardar sua guitarra ou baixo da maneira correta

Uma péssima forma de guardar sua guitarra ou baixo é largá-lo em qualquer lugar e qualquer jeito.

A maneira em que sua guitarra ou seu baixo é armazenado influenciará grandemente na aparência e no período de durabilidade do instrumento.

Quanto mais exposto seu instrumento for, maiores serão as chances de seu instrumento sofrer diversos danos.

Separamos aqui algumas sugestões que lhe ajudarão a saber qual a maneira correta de guardar sua guitarra ou baixo.

  • Case de guitarra/Case de baixo: As cases são nada mais nada menos, do que uma caixa protetora para o instrumento. São bastante seguros e alguns são fabricados até mesmo com travas que possuem “segredos” para serem abertas, estas, apesar de mais seguras também podem custar mais caro, mas caso o dinheiro seja o problema.

Existem as versões mais simples do case de guitarra e case de baixo que são feitas com zíper mesmo, neste caso, as semi-cases.

O case em si, costuma ser uma opção mais cara para armazenar o instrumento, pois seu material de revestimento interno é feito propriamente para proteger a variação de pressão e temperatura.

  • Bag de guitarra/Bag de baixo: São opções mais baratas para armazenar seu instrumento.

Normalmente, são feitas com algum material sintético ou tecido e recebe uma camada de espuma para aumentar a proteção do acessório.

A bag de guitarra ou a bag de baixo é indicada para transportar seu instrumento, apenas em viagens curtas como de sua casa até a aula de música.

  • Capa de guitarra/Capa de baixo: A capa é a maneira mais simples, mas também eficaz de guardar seu instrumento, apesar de ser uma versão da bag, a capa é confeccionada sem a espuma protetora e é muito indicada para você conseguir manter seu instrumento longe do pó e de outros perigos externos. Investir em algum desses jamais será um escolha errada, desde que você escolha uma proteção que se adeque a sua necessidade, esses acessórios lhe ajudarão a preservar a durabilidade da sua guitarra ou de seu baixo.

O que não fazer quando for guardar sua guitarra ou baixo?

Apesar de a capa proteger seu instrumento, a proteção não é de 100%, então, quando você for guardá-lo, jamais encoste seu instrumento na parede com as cordas de frente para ela, porque isso também poderá causar graves danos à sua guitarra ou baixo. Além disto, jamais desafine seu instrumento antes de guardar, pois isto é extremamente errado, já que o braço irá sofrer uma diferença de tensão, podendo assim levá-lo a ter um leve ou grave empeno.

O que se deve fazer antes de guardar sua guitarra ou baixo?

Após utilizar seu instrumento, pegue um pano seco e macio e passe nas cordas, pela frente e por trás delas.

Quando você fizer isso, qualquer suor e todas as partículas dos seus dedos que poderiam enferrujar as cordas são retirados da mesma, além disso, você também previne que elas enferrujem e precisem ser trocadas mais rápido.

Dicas:

  • Uma boa dica para preservar ainda mais seu instrumento, é não deixar o braço de seu instrumento sob pressão, deixar o braço responsável por segurar o peso de todo o instrumento, pode causar diversos danos ao seu instrumento.
  • Vamos imaginar e supor que você guardou seu instrumento incorretamente em um local, posição e etc. Surge então, uma suspeita de que o braço de seu instrumento está empenado.

Quando isso acontecer, você deve pegar seu instrumento e apertar qualquer nota na última casa, se a corda ficar próxima do 12° e 13° traste o braço não está empenado.

Se a corda ficar mais distante do traste isso significará que o braço está empenado e será necessário fazer uma regulagem.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *