Madeiras SGT: Freijó

Origem

Cordia goeldiana é uma árvore da família Boraginaceae, nativa da América do Sul. Possui diversos nomes populares tais como: freijó, frei-jorge, freijó-branco, freijó-preto, freijó-rajado, freijó-verdadeiro, louro-freijó, brazilian-walnut (USA), laurel-blanco (América Latina), salmwood (UK).

O freijó está sendo cada vez mais utilizado pelos luthiers no Brasil. O músico já se deu conta que temos ótimas opções para construir um instrumento de altíssima qualidade com madeiras brasileiras e uma guitarra de freijó é uma delas!

Esta madeira tem ocorrência na Amazônia, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

Características

Madeira de peso mediano para leve, de cor parda ou acastanhada, muito utilizada na construção de corpos maciços ou como base para top em outra madeira. Também é recomendada para tampos de insturmentos acústicos. Densidade: 590 kg/m3

Curiosidades

Pode ser encontrada na região Amazônica, mais específico nas florestas tropicais com solo seco da região Amazônica, principalmente no estado do Pará. Sua altura varia entre 10 e 20 metros. Floresce de setembro a dezembro e os seus frutos amadurecem entre novembro e janeiro.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *