Madeiras SGT: Cedro-Rosa

Origem

O cedro-rosa, também é conhecido como acaicá, acajá-catinga, capiúva, cedro-amarelo, cedro-batata, cedro-branco, cedro-cetim, cedro-fofo, cedro-roxo, cedro-verdadeiro, cedro-vermelho, cedro-da-bahia, cedro-da-várzea, cedro-de-carangola, cedro-do-campo, cedro misionero (Argentina); cedro (Bolívia); ygary (Paraguai) e cedro colorado (Peru). Ocorre em todos os ambientes florestais do Brasil e em praticamente toda a América Latina. Seu tronco é cilíndrico, longo, reto ou pouco tortuoso e quando se ramifica produz uma copa alta e frondosa.

Características

Madeira rosada, leve, fácil de trabalhar e perfumada, resistente a cupins, brocas e fungos apodrecedores. Em instrumentos musicais, é utilizada para corpo e braços de guitarras e baixos, tampos e braços de instrumentos acústicos em geral, fundo e lateral de violão, corpo de rabeca, congas, atabaques, pandeiros. Com densidade de 0,46 g/cm³, é pouco compacta, ressonante de média granulação, timbre médio-grave, indicado como bom substituto do mogno.

 Curiosidades

O nome Cedro vem do Grego “Kedros”, que remete a “queimar, perfumar, purificar”, visto que o lenho é usado para perfumar ambientes. No Latim “cedrus” é o nome comum de diversas arvores da família das Lauráceas, Pináceas e Meliáceas. Apesar do cheiro perfumado da madeira do Cedro, as folhas quando amassadas exalam um cheiro semelhante ao da cebola. O mesmo cheiro pode ser percebido próximo a essas árvores em dias de chuva ou com alta umidade no ar. O Cedro-rosa é uma espécie ameaçada de extinção, estando na categoria “vulnerável”.

 

2 respostas em “Madeiras SGT: Cedro-Rosa

  • Vicente de Paula Dantas Gomes

    Gostaria de comprar madeira para refazer várias partes de um piano que está completamente acabada pelo cupim que eu mesmo quero refazer, embora não seja profissional na área. Vejo que esse Cedro-Rosa parece ser boa. Vocês fornecem essa madeira?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *