Captadores para Baixo e seus tipos

Na hora de comprar captadores para baixo, lembre-se que na hora de se achar o timbre ideal, a chave entre todas as variáveis está nos captadores.

Existem diversos tipos de captadores para baixo, vejamos:

Humbucker Dimarzio Creme- captadores para baixo

  • Captadores Passivos: Tendo sido os primeiros a serem usados para os baixos, esses captadores tendem a ser mais cheios, eles tem uma tonalidade mais “gorda”, apesar de não dar muito controle a você sobre o timbre, este captador não é necessariamente ruim, ele lhe permite utilizar apenas as frequências mais agudas e graves através do tone.
  • Captadores passivos com sistema ativo: neste modelo, apenas o circuito é alimentado por uma bateria de 9V, com isto, o baixista tem mais opções de timbragem devido a gama de opções que o circuito proporciona, tendo seus controles individuais como: grave, médio e agudo.
  • Captadores Single-Coil: Estes possuem uma bobina envolta do imã do captador, é um tipo de captador mais simples e mais popular, pois oferece um som mais limpo e brilhante. Uma desvantagem desse captador é que ele capta com mais facilidade, os ruídos externos, emitindo assim um zumbido chato, luz fluorescente, ondas de raios e monitor de pc podem ser algumas dessas causas.
  • Captadores Double-Coil – Humbuckers: Esse captador foi projetado para eliminar o problema de ruídos, seu som é “gordo” e “pesado” e pode ser facilmente associado às Les Pauls e SGs se contrapondo ao tom “limpo” e “brilhante” dos captadores Single Coil, das Stratos e Telecasters, com duas bobinas, os Humbuckers são capazes de eliminar praticamente todos os ruídos anômalos causados pelos campos magnéticos do ambiente.
  • Captadores Split-Coil: Este captador é simplesmente um captador com bobina separada, em vez de um Humbucker embaixo das 4 cordas, o captador é dividido em 2, snedo cada um com seu par de corda. Se torna assim, uma boa alternativa para quem quer um som mais limpo com a eficiência de um Humcking para eliminar os ruídos.
  • Captador Soap Bar: Este captador apresenta um som Mais aveludado e “gordo”, sendo um captador versátil para muitos estilos musicais, normalmente, este é muito encontrado em baixos de 5 ou 6 cordas.
  • Captadores Ativos: Estes captadores para baixo utilizam um pré-amplificador ou um pré-amp. O pré-amp é alimentado por uma bateria de 9 volts, ou em algumas situações, são alimentadas por um sistema de 18 volts. O pré-amplificador permite frequências tanto cut quanto boost, isso lhe permite ter um controle sobre o tom de seu baixo. Alguns pré-amps tem controles sobre os graves e agudos, já outros sobre tons médios e outros extras.

 

Baixo com captação Ativa

Os captadores ativos são mais “potentes”, ou seja, tem mais saída que os captadores passivos, isto ocorre por causa da perda de sinal no caminho para o amplificador do baixo, fazendo assim com que sejam mais claros e brilhantes, esses captadores usam ímãs menores e estão sujeitos a ter menos interferências externas e outros ruídos de captação externa,porém alguns pré-amps podem ser barulhentos ou ruidosos, especialmente quando forem aumentados os agudos.

Captadores para baixo, Piezo elétricos e Magnéticos

Duas formas distintas de definir os captadores para baixo sendo eles piezo elétricos e magnéticos são:

  • Saber que os captadores Magnéticos fazem exatamente o que seu nome sugere, eles utilizam os campos magnéticos para “pegar” as vibrações das cordas e, transmitir o sinal do seu baixo através do cabo para o seu amplificador.
  • Já os captadores piezo elétricos utilizam cristais para captar as vibrações, no entanto, esses captadores são geralmente montados sob a sela ou a ponte do seu baixo, além do mais, ele capta diretamente as vibrações do contato da corda com a sela/ponte.

Os captadores piezos são dificilmente encontrados, normalmente é mais encontrado em violões e em contrabaixos de alto custo. Já nos baixos, eles são geralmente combinados com captadores magnéticos padrão, com um pré-amplificador para misturar os dois tipos ou ignorar um favorecendo o outro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *