Cabos de guitarra, investir vale a pena?

Todos os músicos se fazem esta pergunta, mas a verdade é que ela nem deveria ser feita, pois os cabos de guitarra são de extrema importância no resultado final do som.

Economizar na hora de comprar cabos novos, não é uma boa opção, por mais que seja barato, a qualidade pode decair e arruinar todo o som de seu instrumento.

Normalmente os guitarristas não levam em consideração o fato de que a qualidade do cabo é diretamente ligada ao som que eles tocam e acabam comprando o cabo de marcas desconhecidas por serem mais baratas e consequentemente piores.

Vejamos agora, as principais características dos cabos:

A construção dos cabos de guitarra

Comecemos falando sobre como os cabos são feitos, quais os elementos que dão qualidade a ele e no que se deve pensar na hora de comprar um cabo.

• Condutor: Este é o responsável por conduzir as frequências sonoras.cabos de guitarra

• Isolamento: Esta é a parte responsável por isolar o condutor e além de proteger o som, ele protege o próprio guitarrista. Normalmente é feito de materiais termo endurecidos (borracha e neoprene) ou termoplásticos (polietileno e polipropileno) podendo ser coberto por outra camada de cobre.

• Revestimento externo: Sendo normalmente de plástico ou emborrachado, mas podendo ser feito de outros materiais, esta é a parte em que temos contatos.

• Conectores: É a parte do cabo que se conecta ao instrumento e o amplificador, sendo uma ponta conectada na guitarra e a outra no amplificador.

 

Tenha cuidado com os ruídos

Todos os cabos podem ter interferências externas, por que afinal estamos falando de eletricidade, que é uma causadora de interferências (ruídos).

Cabos de qualidade não costumam ter ruídos por causa da blindagem do condutor, ou seja, à qualidade do isolamento do fio de cobre, isso pode ter como consequência os cabos que acabam se tornando mais caros.

Todos os cabos de guitarra fazem diferença

Caso você utilize um set de pedais, irá necessitar de alguns cabos, tenha em mente que não adianta investir em apenas um cabo e economizar com os demais.

A qualidade do som irá depender de todos os cabos, então, por mais caro que seja, compre sempre os melhores cabos para que não haja arrependimento depois.

Conectores de ouro

Provavelmente você já ouviu alguma vez ou viu em algum lugar, cabos banhados em ouro, mas será que realmente vale a pena?

Não exatamente, pois apesar do ouro ser um excelente condutor, você irá ligar seu conector em outro que também é feito de metal. Neste caso, o ganho de qualidade não valerá o investimento.

Mas, podemos fazer outra reflexão com relação à resistência e durabilidade do cabo.cabos de guitarra

  • Corrosão: Por causa do ouro ser um material bem resistente à corrosão, a tendência é que o cabo venha a ter uma vida útil longa se bem cuidado.
  • Maleável: Já por outro lado, o ouro é um material muito maleável, em termos leigos significa que ele é um material mais macio.

Como você já sabe, o conector do cabo fica sendo plugado e desplugado frequentemente enquanto utilizado, isso pode diminuir sua vida útil.

Olhando desta forma, o conector banhado em ouro não vale tanto a pena, porque acabará durando o mesmo tempo que um cabo “normal”, mas vai do querer de cada um.

 

Vale a pena investir em cabos de guitarra?

Sim, cabos com maior qualidade têm uma vida útil maior, sem falar na qualidade do som e na exclusão dos ruídos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *